A recuperação de um patrimônio em desuso, a sua revitalização e a sensibilidade ao entorno foram os conceitos-chave valorizados pelo júri para a definição deste ganhador na décima oitava edição do Prêmio Nacional Clarín-SCA para estudantes de arquitetura.
Agustín Ichuribehere, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de La Plata, conjuntamente com a orientação do professor Martín Villanueva, foi o autor do projeto vencedor. Trata-se de um edifício para o Departamento de Música e Lutheria da Universidade Nacional de Comahue e a intervenção em um bem patrimonial: os galpões da fábrica de sidra "La Reginense" em Villa Regina, Rio Negro, Argentina.
Conheça a proposta em detalhes com as palavras do autor, a seguir.
O projeto parte de uma leitura global da localização dos armazéns da fábrica de sidra, localizada ao pé da borda norte.
O novo edifício é definido em um único volume em planta, assentado naturalmente na topografia do terreno, estabelecendo uma relação entre o galpão e a borda, e gerando uma integração urbana com a cidade através do térreo e espaço público, culminando o passeio em uma formação natural particular completamente vertical da rocha.
A horizontalidade e a materialidade do novo edifício agregam valor tanto ao patrimônio histórico quanto à parede que serve de pano de fundo a ele, tornando-os protagonistas da cena.
Um grande espaço público compreende o nível +/- 0,00. Em contato com a estrada de acesso, uma praça arborizada contida pelo galpão e o novo edifício continua em um pátio mais intimista ao cruzar abaixo do piso superior.
O piso térreo contém todo o programa público da faculdade, em relação direta com o pátio e a praça. O setor administrativo, a biblioteca e as salas de aula são agrupados de acordo com a contaminação sonora de cada família de instrumentos.
O edifício patrimonial é comporto por três naves com acesso independente da praça e uma circulação interna que as conecta.
As duas primeiras naves conservam em seu interior todos os tanques de fermentação originais, minimamente modificados para propiciar seu novo uso. A primeira nave inclui as oficinas de luthería, ao lado das salas de aula em um espaço anterior a nave. A nave central contém as salas de ensaio, separadas acusticamente dos ruídos das oficinas por meio de um pátio interior entre as duas naves. A terceira nave é a única em contato com o novo edifício, através do foyer do auditório que está em seu interior.